Sobre Campos do Jordão

Cidade de Campos do Jordão

Campos do Jordão, é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, faz parte da recém criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Sub-Região 2 de Taubaté. A cidade está a uma altitude de 1628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando-se a altitude da sede. Sua população estimada, em 2004, era de 47.903 habitantes. Distância de 173 km da cidade de São Paulo. Sua principal via de acesso rodoviário é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, que tem início em Taubaté, município localizado a 45 km da cidade.

Campos do Jordão foi fundada em 29 de abril de 1874, o município tem como principal atividade econômica o turismo e é um dos principais destinos de inverno do Brasil.

Estância climática

Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo estado, por cumprirem os pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal nomeação garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. O município também adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Campos do Jordão é chamada de Suíça Brasileira, como estratégia de marketing e principalmente pela sua arquitetura tardia baseada em construções europeias, e pelo seu clima mais frio que a média brasileira. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.

Cultura

Campos do Jordão realiza anualmente um importante festival internacional de música erudita. Em setembro, realiza o Festival da Viola. Campos do Jordão abriga o Palácio Boa Vista, detentor de um amplo acervo de arte nacional do período colonial e do modernismo, aberto à visitação pública. Também possui o Museu Casa da Xilogravura - o maior em seu tipo existente no país - e o Museu Felícia Leirner, com esculturas a céu aberto. Junto à fábrica do Chocolate Araucária, pode-se conhecer um pouco do processo de produção do chocolate e visitar o Museu do Chocolate.

Turismo

O Turismo constitui a maior fonte de renda do Município. Sua privilegiada localização, a uma distância relativamente pequena de três grandes capitais - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, garante-lhe uma freqüência apreciável de visitantes.

O turismo é também o maior responsável pelo desenvolvimento da cidade Campos do Jordão em seus mais variados setores. Por isso, uma das principais metas de governo municipal tem sido incentivar a criação de novos espaços e promover eventos que fortaleçam, ainda mais, a base da economia local.

Indústria

Basicamente, a indústria jordanense lastreia-se, no turismo, atividade diversificado, complexa e polivalente.

É a indústria de paz, sem chaminés. Os seus com a inauguração da Estação Ferroviária de Campos do Jordão, a partir de 1914. Anteriormente, o turismo era praticado, timidamente, dado que as vias de comunicação até então eram precárias.

Na década dos anos 20, surge a indústria da construção civil, que adquire grande expressão econômica.

A indústria hoteleira é uma das melhores do país, decorrente do fluxo turístico e da demanda espantosa de veranistas e visitantes à Campos do Jordão, uns em busca de recreação, outros de repouso.

Com o desenvolvimento turístico de Campos do Jordão, iniciou-se o crescimento célebre de inúmeras e pequenas indústrias artesanais de "souvenirs" e lembranças para venda aos turistas, além da fabricação de excelentes doces e geléias em compotas, em escala industrial.

Com grande êxito e aceitação no mercado, a partir dos anos 70, iniciou-se a fabricação de chocolates, da mais alta qualidade.

Outra indústria que adquiriu forças a partir dos anos 60, foi a de malharia, que encontrou grande mercado internos nos grandes centros, os quais absorvem atualmente grande parte da produção industrial.

O forte desenvolvimento da indústria jordanense de malhas, de alta qualidade, fez criar a I FEIMAR - Feira de Malharia e Artesanato, a partir de 1973. A malharia de Campos do Jordão é famosa em todo o país, pela sua alta qualidade, já ganhando até o mercado internacional.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Campos do Jordão.

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade de Campos do Jordão

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Campos de Jordão por email
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

Piranguçu (MG), Wenceslau Braz (MG), Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.

Dados Principais sobre Campos do Jordão

Aniversário: 29 de Abril
Fundação : 1874
Gentílico: Jordanense
Area: 289.512 Km²
População 47.824 hab. (2010)
IDH 0,820 - elevado
Prefeitura Campos do Jordão

Brasão de Campos do Jordão
Brasão de Campos do Jordão

Bandeira de Campos do Jordão
Bandeira de Campos do Jordão

Vídeo sobre a cidade de Campos do Jordão

Mapa Campos do Jordão - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres de Campos do Jordão

 

   
  Sobre o EncontraCamposdoJordão
Fale com EncontraCamposdoJordão
Anuncie no EncontraCamposdoJordão
Cadastre sua Empresa no EncontraCamposdoJordão (grátis)



Termos EncontraCamposdoJordão | Privacidade EncontraCamposdoJordão


Bandeira de Campos do Jordão